A
Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
A brincadeira é uma
linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não
brincar”. É através do brincar que a criança se relaciona com o mundo,
com as pessoas que estão seu redor e com ela mesma. Através das brincadeiras,
ela expõe o que sabe e aprende coisas novas, de acordo com o ambiente em que
ela esta inserida. Essas categorias incluem: o movimento e as mudanças da
percepção resultantes essencialmente da mobilidade física das crianças; a
relação com os objetos e suas propriedades físicas assim como a combinação e
associação entre eles; a linguagem oral e gestual que oferecem vários níveis de
organização a serem utilizados para brincar; os conteúdos sociais, como papéis,
situações, valores e atitudes que se referem à forma como o universo social se
constroem; e, finalmente, os limites definidos pelas regras, constituindo-se em
um recurso fundamental para brincar. Estas categorias de experiências podem ser
agrupadas em três modalidades básicas, quais sejam brincar de faz de conta ou com
papéis, considerada como atividade fundamental da qual se originam todas as
outras; brincar com materiais de construção e brincar com regras.
As brincadeiras de faz de conta, os jogos de
construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também
chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais etc.,
propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
Por meio das
brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos
de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular,
registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas
capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem. A
intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças,
oferecendo-lhes materiais adequados, assim como um espaço estruturado para
brincar permite o enriquecimento das competências imaginativas, criativas e
organizacionais infantis. Cabe ao professor organizar situações para que as
brincadeiras ocorram de maneira diversificada para propiciar às crianças a
possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar ou os jogos de regras e de
construção, e assim elaborarem de forma pessoal e independente suas emoções,
sentimentos, conhecimentos e regras sociais. É preciso que o professor tenha
consciência que na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que
sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade
espontânea e imaginativa. Nessa perspectiva não se deve confundir situações nas
quais se objetivas determinadas aprendizagens relativas a conceitos,
procedimentos ou atitudes explícitas com aquelas nas quais os conhecimentos são
experimentados de uma maneira espontânea e destituídos de objetivos imediatos
pelas crianças. Pode-se, entretanto, utilizar os jogos, especialmente àqueles
que possuem regras, como atividades didáticas. É preciso, porém, que o
professor tenha consciência que as crianças não estarão brincando livremente
nestas situações, pois há objetivos didáticos em questão.
ATRAVÉS DA
BRINCADEIRA A CRIANÇA:
- Pesquisa
- Percebe
- Questiona
- Orienta-se
- Cria
normas
- Obedece
as regras
- Imagina
- Resolve
problemas
- Aprende
a regular seu comportamento de acordo com as situações
- A
criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.
- Cria
relações
sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
- Presente
na relação que as crianças mantêm com o mundo.
- Diversidade
e individualidade
- Proximidade
com as práticas sociais reais
- Aprendizagem
significativa e conhecimentos prévios
DESENVOLVE:
- O
seu aspecto fisco motor
- Seu
aspecto social
- Emocional
- Artístico
- Lúdico
- Percepção
do mundo
- Interação
- Diversidade
e individualidade
- Proximidade
com as práticas sociais reais
- Aprendizagem
significativa e conhecimentos prévios
Conhecendo
algumas brincadeiras...
(Brincadeira apresentada à turma) Que som é
esse? : Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes
barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as
crianças identifiquem os mesmos.
NOME: CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o
cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro
tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
NOME: QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc.
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos,
sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará aos
alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma
entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc. Este deverá
identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.
NOME: TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos
vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se
sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o
tocou.
NOME:
COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE:
9 anos
OBJ.
ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL:
Bola
LOCAL:
Pátio, gramado.
Formação:
círculo
Organização:
alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados.
Execução:
os companheiros passam a bola entre si
e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que
está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se
errar repete o jogo.
NOME: GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a
imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio.
Formação: círculo
Organização: os alunos em
círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a
garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este
deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou
professor.
NOME: COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem
segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior
número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que
comer a maçã primeiro.
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