PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1-Responda
as seguintes perguntas:
a)
Qual a preocupação
constante do homem de todos os tempos?
Compreender e explicar o mundo em que vive, como forma de
encontrar recursos para enfrentar os perigos e sobreviver.
b)
As explicações para os
fenômenos do universo continuaram sempre as mesmas?
Não. Elas mudaram
através dos tempos, na medida em que o conhecimento humano avançou.
c)
O que faz o cientista,
em seu trabalho de pesquisa?
Avança para além das aparências e duvida do que todo mundo
acha que é certo. Avança a ciência.
d)
Cite um exemplo, no
campo da aprendizagem, mostrando que o cientista não aceita o que para muitos é
verdade.
Os psicólogos não acreditam que alguém aprende simplesmente
porque outra pessoa ensina, ou, mesmo, apenas porque quer aprender.
e)
O que leva o cientista
a duvidar de certas coisas que muitos aceitam como verdadeiras?
Os contemporâneos de Copérnico acreditavam que o Sol girava
ao redor da Terra. Se Copérnico não duvidasse dessa crença geral, certamente
não teria procurado pesquisar melhor o assunto, e não teria chegado à teoria
atualmente aceita de que a Terra gira ao redor do Sol.
2-
Defina, em poucas palavras, cada uma das teorias da aprendizagem: teria do
condicionamento, teoria de Gestalt, teoria de campo, teoria cognitiva, teoria
fenomenológica.
Teoria do
condicionamento: as pessoas são como “caixas negras”, se queremos que uma
pessoa aprenda um novo comportamento, devemos condicioná-la a essa
aprendizagem. O processo consiste em apresentar estímulos agradáveis, chamados
reforços, quando a pessoa apresenta o comportamento que queremos que ela
aprenda.
Teoria de
Gestalt: a pessoa seleciona e organiza os estímulos de acordo com as suas próprias
experiências e não vai responder a eles isoladamente, mas percebendo a situação
como um todo e reagindo a seus elementos mais significativos. Para os
psicólogos gestaltistas, a aprendizagem ocorre, principalmente, por insight. O
insight é uma espécie de estalo, de compreensão repentina a que chegamos depois
de tentativas infrutíferas em busca de uma solução.
Teoria de
campo: de acordo com essa teoria, são as forças do ambiente social que levam o
individuo a reagir a alguns estímulos e não a outros; ou que levam indivíduos
diferentes a reagiram de maneira diferente a um mesmo estimulo.
Teoria
cognitiva: concebe a aprendizagem como solução de problemas. É por meio da
solução dos problemas do dia a dia que os indivíduos se ajustam a seu ambiente.
Teoria
fenomenológica: os teóricos da fenomenologia dão grande importância à maneira
como o aluno percebe a situação em que se encontra. Alem disso, entendem que a
criança aprende naturalmente, que ela cresce por sua própria natureza.
3-
(Atividade em dupla) José é um aluno que, apesar de esforçado, não consegue
aprender. Qual seria a explicação que cada uma das teorias poderia oferecer
para esse fato?
Teoria do
condicionamento: que devemos exortá-lo a essa aprendizagem.
Teoria de
Gestalt: que, “mais cedo ou mais tarde” José vai perceber a situação com suas
próprias experiências.
Teoria de
campo: que vai depender do ambiente social em que José vive, para aprender.
Teoria
cognitiva: que de acordo com as situações que José vai viver em seu dia a dia,
ele vai aprendendo.
Teoria
fenomenológica: vai dizer que José vai aprender naturalmente enquanto ele
cresce.
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